3 de junho de 2011

Mato Grosso - algumas informaçoes

Mato Grosso está situado no Centro Geodésico da América do Sul e é um Estado que teve o início de sua ocupação humana datada por volta de 15 mil anos atrás com os povos indígenas, porém o homem europeu só passou por suas terras por volta de 1530, quando espanhóis tentaram colonizar a parte ocidental, bem no meio do pantanal, para que fosse possível ter um ponto de parada para aqueles que iam ao Peru em busca de metais preciosos. Os espanhóis não adentraram o Mato Grosso sertão adentro, portanto não sabiam da existência de ouro no estado, o que só foi descoberto dois séculos depois por portugueses que vinham em busca de índios para escravizar.
Por mais de dois séculos o estado chegou a ser a maior unidade federativa do país, porém com o desmembramento de Rondônia, em 1943, e o desmembramento do Mato Grosso do Sul, em 1977, sendo hoje o terceiro estado do país em dimensão territorial.
O estado de Mato Grosso possui 139 municípios dos quais dependem economicamente, em grande maioria, da agricultura e da pecuária. Mato Grosso é o estado que tem a maior produtividade de soja e de pluma de algodão do Brasil, além de produzir em larga escala o arroz, o sorgo e o milho, produtos esses que são exportados em forma de matéria-prima para o mundo inteiro.
No que se refere ao turismo o Estado apresenta vocação natural para o desenvolvimento da atividade, pois possui grande variedade na fauna e na flora, relevo peculiar, além de possuir identidade cultural construída pela integração da tradição de povos ancestrais, índios sul-americanos, africanos, europeus e migrantes oriundos de diversos estados.
Com essas características e a composição de belas paisagens no Estado pode ser desenvolvido o turismo através da pesca esportiva, dos patrimônios históricos, da cultura através das músicas e das danças, da arqueologia, da espeleologia, do misticismo e das paisagens formadas pelos relevos e rios dos ecossistemas do cerrado, do pantanal e da Amazônia.
Da capital, Cuiabá, à cidades interioranas centenárias como Cáceres, Poconé, Diamantino, Vila Bela da Santíssima Trindade e Casalvasco, o patrimônio arquitetônico reaviva a história do estado em espaços que estão sendo transformados em centros culturais e museus. Sem contar os 636 sítios arqueológicos registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso - IPHAN-MT que podem estar sendo explorados em meio ao pantanal, chapadões e na floresta amazônica.
Os índios mato-grossenses, em suas mais de quarenta etnias, detêm de conhecimentos milenares traduzidos por ritos, pinturas, artefatos cerâmicos e plumários, música, dança, linguagem e gastronomia, que podem ser preparados para o recebimento de turistas.
Nos espaços coletivos, espalhados pelas cidades do estado, acontecem manifestações de ritmos, danças e folguedos como o siriri, o cururu, o rasqueado, o lamabão, as congadas, o chorado, a cavalhada, a dança dos mascarados, o boi à serra, o curussé, além dos nacionais chote, vanerão, fandango, cateretê, catira e as modas de viola.
A gastronomia é farta de pratos doces e salgados nos quais o caju, o pequi e a banana tem espaço garantido. Pratos como paçoca de pilão, feita com farinha e carne seca, maria izabel, feito com arroz e carne seca, a farofa de banana, a galinha com arroz, a ventrecha de pacu frita, a mujica de pintado, feita com as postas do peixe e mandioca ensopado, o arroz ou a galinha com pequi, dentre outros pratos feitos a base de peixe da bacia do alto Paraguai, o bolo de arroz, o doce de caju e de banana além do licor de pequi, compõe os cardápios dos principais restaurantes regionais do estado.
O vídeo abaixo, produzido pelo SEBRAE de Mato Grosso, mostra através do hino do Estado a cultura e belezas naturais matogrossense interpretado pelos principais artistas do Estado.

 

 
O video abaixo é o a musiquinha que todos os matogrosenses sabem cantar. Uns amam (como eu) e alguns nao ligam muito porém acho fundamental para aqueles que estao conhecendo nosso Estado por aqui. Interpretado por Henrique, Claudinho e Pescuma e produzido pela TVCA (filiada Globo no Estado) esse é para muito o hino de Mato Grosso.



Denise Tolosa Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário